Casa pode custar mil dólares

Arquiteta projetou habitação de seis mil dólares e pretende baixar esse custo em cerca de 84%, com base em proposta do Massachusetts Institute of Technology (EUA)

A arquiteta Ying chee Chui projetou uma casa de baixo custo na cidade de Mianyang, na China. A ideia foi criada no âmbito do projeto “1k House”, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que busca uma casa que possa ser construída com investimento de US$ 1.000.

Divulgação: MIT

A construção criada por Chui custou US$ 5.925, mas a arquiteta afirma que, quanto maior o número de casas construídas de uma só vez, menor o preço por unidade.

A habitação foi nomeada Pinwheel House, que em português significa Casa Catavento, por conta de seu formato, com módulos retangulares que se conectam através de um jardim central. Se vista de cima, a estrutura lembra o catavento.

A construção do espaço é simples: a fundação é do tipo sapata e o fechamento, em alvenaria cerâmica reforçada com barras de aço. A casa então recebe uma estrutura leve, feita de bambu, que sustenta o telhado. Depois, são instaladas as portas e telhas. De acordo com o MIT, a casa deve resistir a terremotos de até 8 graus na escala Richter.

Pelo lado de fora, só é possível ver quatro paredes sólidas de tijolos. Mas, internamente, a casa é iluminada por meio das portas transparentes e pela luz que entra pelo jardim central. “Dentro da casa, há um espaço privado de convivência que não se pode ver do lado de fora”, disse Chui. O jardim também permite a ventilação da casa.

A habitação tem 74 m² de área construída, contando o jardim interno. Por ser construída em módulos, a planta é flexível e se adapta a vários tamanhos e usos, sendo necessário somente mover os painéis de posição. Além disso, é fácil unir várias habitações pela simplicidade da obra, permitindo uma construção mais ampla. A proposta de Chui é que, a partir da junção de várias casas, surjam comunidades formadas somente por esse tipo de construção, que partilhariam um espaço interno maior.

Divulgação: MIT
Divulgação: MIT
Divulgação: MIT
Divulgação: MITFonte: Téchne

0 Responses to “Casa pode custar mil dólares”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Quer dar sugestões, expressar sua opinião, comunicar algum aconte- cimento, publicar algum texto e até mesmo fazer críticas? Contate-nos:

ecivilftc@hotmail.com

Há quem ache isso perda de tempo, mas é graças a esses contatos que algumas coisas estão sendo preparadas ou, quando menos, estudadas. Fique à vontade. A frase é pra lá de clichê, mas, de fato, "seu contato é muito importante para nós".

group1186588@groupsim.com

Adicione este email à sua lista de contatos do MSN e interaja com os alunos de Engenharia Civil da FTC. O "chat" é em tempo real, assim criando um canal direto entre os alunos do curso. Só basta adicionar e "chamar a atenção" na página do chat para entrar em contato com outras pessoas online

Antes de mais nada gostaria de agradecer a vossa visita ao nosso site, ela é muito importante para a continuidade do nosso trabalho. A todos vocês visitantes do nosso blog, nossos sinceros votos de agradecimento por contribuírem para a realização deste sítio.

Atualizações Twitter

 


%d blogueiros gostam disto: