A escavadeira mítica que é um verdadeiro monstro tecnológico

Com o tamanho de um prédio de mais de 30 andares, ela encara e destrói qualquer coisa que aparecer em seu caminho.
É incrível pensar que o mesmo talento que o homem possui para construir belos monumentos também é usado para criar enormes máquinas de destruição. Neste artigo, no caso, falaremos das escavadeiras gigantes, veículos capazes de enfrentar terra, rocha, gelo ou o que se meter na frente.

Apesar de no dia a dia as escavadeiras comuns serem mais usadas na área de construção civil, existem desafios muito maiores a serem vencidos — o que também exige equipamentos com tecnologia aprimorada e grande capacidade de extração.

É o caso do setor de mineração, em que a quantidade de toneladas de minério removidas depende apenas do quanto as máquinas aguentam trabalhar. A seguir, vamos acompanhar algumas fotos e explicações sobre as maiores escavadeiras existentes na Terra.

A monstruosa Bagger 288

(Fonte da imagem: Michael Griswold)

Criada pela tradicional empresa alemã Krupp, a Bagger 288 não é só o maior veículo terrestre do mundo, como também uma das maiores obras de engenharia móvel já realizada pelo homem. Confira algumas especificações da titânica Bagger 288:

  • Tem 96 metros de altura (equivalente a um edifício de cerca de 32 andares).
  • Pesa 45.500 toneladas (superior a mais de 3 mil ônibus lotados e empilhados).
  • Mede 240 metros de um lado ao outro (mais ou menos dois campos de futebol).

Com toda essa grandeza, a escavadeira parece uma legítima obra alienígena. Inicialmente, custou US$ 100 milhões e demorou dez anos para ser construída (somando-se o tempo de planejamento e execução).

A empresa responsável pelo projeto é a mesma que atuou no desenvolvimento de tanques e outros tipos de maquinário bélico durante as Primeira e Segunda Guerras Mundiais, o que explica o sistema de propulsão formado por três grupos de quatro trilhos.

Todo esse tamanho vale a pena?

Segundo os engenheiros alemães, vale. A Bagger 288, com sua roldana principal medindo 18 metros de altura, é capaz de extrair 240 mil toneladas de carvão ou outro tipo de material por dia — isto é, mais de cinco vezes o seu próprio peso.  Além disso, pode ser operada por apenas cinco trabalhadores instruídos.

Entretanto, com essa dimensão extraordinária, a velocidade de movimento é bem lenta (cerca de 10 metros por minuto). Na sua última grande viagem, em 2001, o veículo demorou três semanas para cruzar 22,5 km e chegar ao seu novo destino — nem conseguimos imaginar o caos que isso deve ter causado para os moradores locais!

(Fonte da imagem: Michael Griswold)

Fora isso, pouco antes do Euro se tornar a moeda oficial da Alemanha, foram gastos mais de 15 milhões de marcos alemães com despesas de locomoção e energia (a gigantesca máquina requer quase 17 megawatts por dia para funcionar , ou seja, uma energia suficiente para abastecer uma cidade com 10 mil moradores).

Porém, mesmo com essa enorme logística, o custo-benefício, de acordo com a Krupp, é real. A escavadeira não tem previsão de parar de funcionar e deve trabalhar dia e noite por pelo menos 100 anos na extração de carvão e outros tipos de minério.

Escavando o futuro

Devido a sua grande magnitude e aparência medonha, a peça faz parte da cultura popular alemã e tem até música dedica a ela. Na “inspirada” letra, a Bagger 288 é citada como a “salvadora da humanidade” e “aquela que pode combater robôs e Godzillas”.

Além da Bagger 288, existem os modelos 281, 285, 287 e 293 — este, mais recente, com capacidade de operação semelhante à da 288. A Bagger 293 divide, junto com a irmã mais nova 288, o título de maior veículo terrestre do mundo no livro dos recordes (Guinness Book).

Entretanto, para sorte da crosta terrestre, ainda não há previsão de uma nova Bagger superior e mais potente — mas quem sabe isso pode mudar com a descoberta de reservas de minérios ainda maiores e mais lucrativas.

Outras máquinas colossais

Você acha que as obras para a Copa do Mundo de 2014 estão meio lerdinhas? Acha que talvez seja culpa do equipamento usado? Então acompanhe outros tipos de veículos colossais que circulam em obras e transporte pelo mundo afora.

Caminhão Caterpillar 797F

O maior caminhão de carga do mundo, descendente do Caterpillar 797B, pode carregar até 400 toneladas de material a uma velocidade máxima de 68 km/h. O segredo para isso? Um motor com 4 mil cavalos — dez vezes mais do que um esportivo convencional. Cada um dos pneus, que têm aproximadamente 4 metros de altura, custa US$ 6 mil.

(Fonte da imagem: English Russia)

O maior movedor de terra do mundo

O LeTourneau L-2350 possui a maior pá móvel do planeta e, assim como o caminhão Carterpillar 797F, consegue dar conta de 400 toneladas de material por vez. Imagine que esse titã consegue até carregar um ônibus em sua estrutura sem problema nenhum.

Escavadeira hidráulica móvel

As pás hidráulicas O&K RH400 completam o trio de aço da mineração. Elas são consideras as mais avançadas em operação atualmente e são capazes de retirar 25 milhões de metros cúbicos de terra diariamente, removendo um morro por dia.

Se você pensa que é preciso ser um verdadeiro Chuck Norris para dirigir qualquer um desses, se enganou. Graças à tecnologia, é tudo à base do joystick, e as engrenagens de movimento soam tão suaves e confortáveis quanto a direção de automóveis de luxo.

Além disso, as máquinas vêm com computadores de bordo e assistência de satélite para realizar os procedimentos. Agora, nos diga você: não seria legal pilotar alguma dessas, nem que fosse por um diazinho só?

Fonte: TecMundo
Anúncios

0 Responses to “A escavadeira mítica que é um verdadeiro monstro tecnológico”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Quer dar sugestões, expressar sua opinião, comunicar algum aconte- cimento, publicar algum texto e até mesmo fazer críticas? Contate-nos:

ecivilftc@hotmail.com

Há quem ache isso perda de tempo, mas é graças a esses contatos que algumas coisas estão sendo preparadas ou, quando menos, estudadas. Fique à vontade. A frase é pra lá de clichê, mas, de fato, "seu contato é muito importante para nós".

group1186588@groupsim.com

Adicione este email à sua lista de contatos do MSN e interaja com os alunos de Engenharia Civil da FTC. O "chat" é em tempo real, assim criando um canal direto entre os alunos do curso. Só basta adicionar e "chamar a atenção" na página do chat para entrar em contato com outras pessoas online

Antes de mais nada gostaria de agradecer a vossa visita ao nosso site, ela é muito importante para a continuidade do nosso trabalho. A todos vocês visitantes do nosso blog, nossos sinceros votos de agradecimento por contribuírem para a realização deste sítio.

Atualizações Twitter

 


%d blogueiros gostam disto: