Venda de material de construção cai pela 1ª vez no ano

As vendas do varejo de materiais de construção caíram 7% em outubro ante o mês anterior, segundo pesquisa mensal realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), em parceria com o Ibope. O resultado marca a primeira queda mensal do ano. Em nota, o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, afirma que o desempenho de outubro surpreendeu a todos no mercado, pois geralmente este é um dos melhores meses para o varejo do setor.

Diante do atual cenário, a entidade voltou a reduzir a projeção de crescimento nas vendas de 2011, para 5%. Em setembro, a estimativa havia sido elevada em um ponto porcentual, para 6%. Ao mesmo tempo, a Anamaco manteve a expectativa de recuperação em novembro, tradicionalmente o segundo melhor mês do ano.

Segundo Conz, em outubro de 2010 também foi apurada uma queda considerável nas vendas, portanto nesse comparativo o desempenho foi estável. Nas categorias pesquisadas, cimento teve a maior redução nas vendas, com 7,3%. Metais e argamassas também apresentaram forte baixa, ambos com recuo de 6%.

De acordo com o executivo, um dos principais responsáveis pelo baixo desempenho registrado no período foi a greve no sistema bancário. Isso porque 50% das vendas no setor são realizadas à vista. O resultado do mês inverte todas as tendências dos últimos 12 meses.

Acumulado em 12 meses

No acumulado dos últimos doze meses o segmento do varejo de material de construção cresceu 4,5%, contra 9,5% registrados nos 12 meses anteriores. Em 2011, o setor apresenta crescimento de 4%. Na opinião de Conz, a indústria terá de trabalhar bastante para inverter a tendência, mas a chegada do 13º salário e consequentemente a maior demanda gerada pela proximidade do final do ano devem movimentar o setor. No ano passado, o varejo de material de construção registrou faturamento recorde de R$ 49,80 bilhões, com expansão de 10,6%.

Fonte: Tribuna da Bahia
Anúncios

0 Responses to “Venda de material de construção cai pela 1ª vez no ano”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Quer dar sugestões, expressar sua opinião, comunicar algum aconte- cimento, publicar algum texto e até mesmo fazer críticas? Contate-nos:

ecivilftc@hotmail.com

Há quem ache isso perda de tempo, mas é graças a esses contatos que algumas coisas estão sendo preparadas ou, quando menos, estudadas. Fique à vontade. A frase é pra lá de clichê, mas, de fato, "seu contato é muito importante para nós".

group1186588@groupsim.com

Adicione este email à sua lista de contatos do MSN e interaja com os alunos de Engenharia Civil da FTC. O "chat" é em tempo real, assim criando um canal direto entre os alunos do curso. Só basta adicionar e "chamar a atenção" na página do chat para entrar em contato com outras pessoas online

Antes de mais nada gostaria de agradecer a vossa visita ao nosso site, ela é muito importante para a continuidade do nosso trabalho. A todos vocês visitantes do nosso blog, nossos sinceros votos de agradecimento por contribuírem para a realização deste sítio.

Atualizações Twitter

 


%d blogueiros gostam disto: