A Verificação Multidisciplinar (VMD) é Alvo de Críticas e Protestos em Vitória da Conquista

Os alunos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Vitória da Conquista realizaram nesta quinta, 11, um abaixo-assinado com o objetivo de cancelar a mudança realizada no critério de avaliação da instituição, alegando que este apresenta falhas e pode vir a prejudicar os discentes. Em nota, a FTC esclarece:

Buscando promover, cada vez mais, uma avaliação processual que atenda às diretrizes curriculares nacionais do Ministério da Educação (MEC) para os cursos de graduação, a Rede de Ensino FTC adotou, a partir deste semestre, novos critérios de avaliação da aprendizagem.
Para tanto, após o período de avaliações da segunda unidade letiva, o aluno deverá responder à Verificação Multidisciplinar (VMD), que tem como objetivo identificar o nível da aprendizagem dos estudantes no que diz respeito às competências e habilidades estabelecidas nas diretrizes curriculares dos cursos e no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), estabelecendo uma associação com os conteúdos essenciais constantes nas ementas de cada curso.
A adoção dos novos critérios de avaliação não tem sido bem compreendida por um pequeno grupo de estudantes que teme por não ter bom desempenho na VMD, inclusive antecipando problemas que não serão possíveis de existir. Um deles diz respeito à confiabilidade das perguntas, elaboradas para a verificação.”
De acordo com esclarecimentos prestados pela direção da FTC, esta possibilidade é totalmente equivocada, já que as questões e os gabaritos são elaborados e cadastrados por professores de cada disciplina. Em seguida, o Núcleo Docente Estruturante, formado por professores e coordenadores de cursos, é responsável pela revisão e validação das questões elaboradas no sistema.
A FTC ressalta ainda que, “com a aplicação da Verificação Multidisciplinar, será possível conhecer e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos docentes, bem como verificar a necessidade de ajustes dos projetos pedagógicos dos cursos e programas de ensino frente às exigências das diretrizes curriculares, assegurando estratégias de revisão quando detectadas lacunas no processo de ensino-aprendizagem”.
Neste contexto, a direção da Faculdade ressalta “que o processo de avaliação ocupa espaço relevante no conjunto de práticas pedagógicas aplicadas, que se constituí recurso essencial para o aprimoramento constante dos processos educativos de ensino e de aprendizagem. A FTC esclarece ainda que VMD não é o principal critério de avaliação, pois a Média da Unidade Letiva é alcançada com outras formas de avaliação que podem ser individual ou coletiva”

No entanto, alunos da instituição afirmam que a “VIDA (Verificação Institucional de Aprendizagem) é um sistema falho e sem credibilidade e que o VMD se baseia no modelo antigo de avaliação”. De acordo com eles, a prova possui assuntos de todas as matérias do semestre, mas as questões são mal elaboradas, sem respostas ou até mesmo de conteúdos que não foram lecionados em sala de aula. A implantação da prova como crédito fixo também altera a exigência das notas. Se um aluno tirar notas 7 e 7 nas avaliações já convencionais, precisa acertar 70% da antiga “VIDA”. Para os estudantes, essa mudança ocorreu, de forma indireta, para “reprovar os alunos. Afinal, para se aumentar a qualidade da instituição, primeiro é necessário aumentar a qualidade do ensino e não dos critérios de avaliação“.

Anúncios

1 Response to “A Verificação Multidisciplinar (VMD) é Alvo de Críticas e Protestos em Vitória da Conquista”


  1. 1 Tuanny Sampaio dezembro 11, 2011 às 11:27 pm

    Boa noite.Sou aluna da rede ftc de feira de santana,faco enfermagem,e posso dizer que os alunos de ftc de feira estão indignados com essa avaliação.E por mais que tentamos explicar que aceitamos sim a prova, mas não o sistema de cálculos imposta,os diretores tentam fazer uma lavagem cerebral falando apenas sobre o ENADE e o MEC,eu acho isso uma falta de respeito para com todos.E deixo claro que assim como eu,posso dizer que 40% ou mais dos alunos estão desistindo de estudar na ftc mudando para outras faculdades devido a essa nova forma que eles resolveram arrecadar dinheiro.
    Cheguei a reinvidicar também…
    http://www.tuannysampaio.blogspot.com/2011/12/ftc-sempre-com-o-mec.html


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Quer dar sugestões, expressar sua opinião, comunicar algum aconte- cimento, publicar algum texto e até mesmo fazer críticas? Contate-nos:

ecivilftc@hotmail.com

Há quem ache isso perda de tempo, mas é graças a esses contatos que algumas coisas estão sendo preparadas ou, quando menos, estudadas. Fique à vontade. A frase é pra lá de clichê, mas, de fato, "seu contato é muito importante para nós".

group1186588@groupsim.com

Adicione este email à sua lista de contatos do MSN e interaja com os alunos de Engenharia Civil da FTC. O "chat" é em tempo real, assim criando um canal direto entre os alunos do curso. Só basta adicionar e "chamar a atenção" na página do chat para entrar em contato com outras pessoas online

Antes de mais nada gostaria de agradecer a vossa visita ao nosso site, ela é muito importante para a continuidade do nosso trabalho. A todos vocês visitantes do nosso blog, nossos sinceros votos de agradecimento por contribuírem para a realização deste sítio.

Atualizações Twitter

 


%d blogueiros gostam disto: