30% da água do país é ruim ou péssima

Nenhuma das fontes de água do país é boa e, para piorar, 30% está ruim ou péssima, de acordo com monitoramento da ONG SOS Mata Atlântica. As 70% restantes foram consideradas regulares.
Foram analisados 43 corpos d’água, entre rios, lagos e córregos, em 12 Estados e no Distrito Federal durante o ano passado, e a classificação segue critérios do Ministério do Meio Ambiente. O resultado mostrou que em 25% dos locais monitorados pelo projeto a qualidade era ruim, e em 5%, péssima.
Espírito Santo e Pernambuco têm as fontes de água com melhores condições, mas ainda com classificação regular: rio Doce, em Linhares (ES), e lagoa Maracajá, na cidade de Lagoa dos Gatos (PE).
Já os piores corpos hídricos ficam na Bahia e no Rio de Janeiro. São eles o rio Verruga, em Vitória da Conquista (BA), e o lago do Quinta da Boa Vista, na capital carioca.
Para a ONG, o fato de nenhum local ter sido classificado como bom ou ótimo indica a necessidade de ações em todos os Estados. De acordo com a coordenadora do programa Rede das Águas, Malu Ribeiro, “a participação da sociedade é fundamental”.
O resultado é triste, mas não surpreendente, visto o desleixo com que se tratam os recursos naturais em nosso país. A qualidade da água é péssima em 4% das amostras, ruim em 28%, regular em 68%. E não há nenhum caso de água boa ou ótima. Se 20 anos atrás os principais responsáveis pela poluição das águas eram lixo industrial, produtos químicos, metais pesados e elementos cancerígenos. Hoje, esse tipo de poluição está mais controlado e foi substituído por outro: 70% dos poluentes vêm do esgoto doméstico e os outros 30% são basicamente o nosso querido lixo de cada dia. Não adianta culpar as autoridades se a nossa parte não vem sendo feita.

Fonte: BandNews

0 Responses to “30% da água do país é ruim ou péssima”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Quer dar sugestões, expressar sua opinião, comunicar algum aconte- cimento, publicar algum texto e até mesmo fazer críticas? Contate-nos:

ecivilftc@hotmail.com

Há quem ache isso perda de tempo, mas é graças a esses contatos que algumas coisas estão sendo preparadas ou, quando menos, estudadas. Fique à vontade. A frase é pra lá de clichê, mas, de fato, "seu contato é muito importante para nós".

group1186588@groupsim.com

Adicione este email à sua lista de contatos do MSN e interaja com os alunos de Engenharia Civil da FTC. O "chat" é em tempo real, assim criando um canal direto entre os alunos do curso. Só basta adicionar e "chamar a atenção" na página do chat para entrar em contato com outras pessoas online

Antes de mais nada gostaria de agradecer a vossa visita ao nosso site, ela é muito importante para a continuidade do nosso trabalho. A todos vocês visitantes do nosso blog, nossos sinceros votos de agradecimento por contribuírem para a realização deste sítio.

Atualizações Twitter

 


%d blogueiros gostam disto: