Escritório russo projeta hotel flutuante

O escritório russo Remistudio desenvolveu o projeto conceitual de um hotel com estrutura em forma de arco, capaz de flutuar. O edifico de 30 m de altura denominado Ark Hotel foi desenvolvido dentro do programa “Architecture for Disaster Relief”, realizado pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), com base na preocupação com as mudanças climáticas e com a elevação do nível do mar. A  estrutura em forma de casco permite que edifício seja construído na água ou no solo.

Divulgação: Remistudio
Parte inferior em forma de casco permite flutuação do edifício

Segundo os arquitetos, o edifício também poderia ser construído no solo, em áreas com grande incidência de terremotos, pois sua estrutura formada por cabos de aço e arcos de madeira comprimidos permitiria que a energia gerada pelo terremoto fosse distribuída por todo o corpo do edifício.

A construção é iniciada a partir da instalação de um suporte central que tem, em sua parte inferior, uma unidade de transformação de energia térmica em energia elétrica. Em seguida, são instalados os arcos e o fechamento. Toda a construção seria realizada com a energia gerada pela própria unidade do suporte central.

Divulgação: Remistudio
Etapas de construção

O projeto do Ark Hotel prevê quatro pavimentos de quartos, todos conectados ao jardim interno, além de um grande espaço aberto, que permitiria a circulação das pessoas pelo edifício.

Os 3,2 mil m² de área construída seriam cobertos por Etileno Tetrafluoretileno (ETFE), película plástica mais leve que o vidro, mas que garante a mesma luminosidade. Além disso, o edifício conta com um sistema de reuso de água da chuva e placas fotovoltaicas colocadas sobre a cobertura.

Divulgação: Remistudio
Edifício também pode ser construído em terra, em áreas com alta incidência de terremotos
Divulgação: Remistudio
Hotel terá jardim interno
Divulgação: Remistudio
Estrutura do edifício será feita em arcos de madeira e cabos de aço comprimidos
Divulgação: Remistudio
Estrutura inferior conta com unidade de transformação de energia térmica em energia elétrica
Divulgação: Remistudio
Esquema de geração de energia
Fonte: Téchne
Anúncios

0 Responses to “Escritório russo projeta hotel flutuante”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Quer dar sugestões, expressar sua opinião, comunicar algum aconte- cimento, publicar algum texto e até mesmo fazer críticas? Contate-nos:

ecivilftc@hotmail.com

Há quem ache isso perda de tempo, mas é graças a esses contatos que algumas coisas estão sendo preparadas ou, quando menos, estudadas. Fique à vontade. A frase é pra lá de clichê, mas, de fato, "seu contato é muito importante para nós".

group1186588@groupsim.com

Adicione este email à sua lista de contatos do MSN e interaja com os alunos de Engenharia Civil da FTC. O "chat" é em tempo real, assim criando um canal direto entre os alunos do curso. Só basta adicionar e "chamar a atenção" na página do chat para entrar em contato com outras pessoas online

Antes de mais nada gostaria de agradecer a vossa visita ao nosso site, ela é muito importante para a continuidade do nosso trabalho. A todos vocês visitantes do nosso blog, nossos sinceros votos de agradecimento por contribuírem para a realização deste sítio.

Atualizações Twitter

 


%d blogueiros gostam disto: