Propostas da Ferrovia Oeste-Leste serão abertas na próxima quinta-feira

O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, José Francisco das Neves, anunciou nesta sexta-feira (10), em Salvador, que na próxima quinta-feira (16) a empresa vai abrir as propostas comerciais enviadas pelos consórcios que disputam a execução das obras e serviços de engenharia do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, com extensão de mil quilômetros ligando Ilhéus a Barreiras, na Bahia.
O anúncio aconteceu durante palestra no seminário “150 Anos de Ferrovia na Bahia”, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O presidente da Valec acredita que até o final deste mês de setembro seja assinada a ordem de serviço para o início das obras, bastando para isso que a licença de instalação da ferrovia seja concedida pelo Ibama, que tem até o dia 30 de setembro para se pronunciar. ”Acredito que a licença será concedida, pois a Valec tem atendido todas as exigências ambientais feitas pelo órgão. Com a licença em mãos e a ordem de serviço assinada pelo presidente, podemos colocar as máquinas para funcionar”, completou José Francisco.
Nesta primeira fase da construção da Ferrovia, que vai ligar Ilhéus a Barreiras, serão investidos R$ 4,5 bilhões, com previsão de entrega da obra para 2012. A Ferrovia se constituirá num eixo ferroviário que dinamizará o escoamento da produção da Bahia e servirá de elo para interligar aquela região aos outros pólos do país, através da conexão que terá com a Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis (TO).
A ferrovia formará um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha, instalado em Ilhéus, na Bahia, e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.
A Ferrovia de Integração Oeste Leste faz parte Complexo Logístico Intermodal Porto Sul, que é composto por vários empreendimentos interdependentes e com modais interligados, entre eles o Porto Público de Ilhéus e o Terminal de uso privativo da Bahia Mineração (Bamin).

Conheça o passo a passo do projeto:

– Em 2008, foram iniciados os estudos para a definição de traçado e os de impacto ambiental;
– Em 2009, a empresa realizou concorrência pública para a contratação de empresa de engenharia para a elaboração do projeto básico de infraestrutura e superestrutura ferroviária e de estudos operacionais;
–  Em 23 de março de 2010, o Ibama concedeu a Licença Prévia;
– Em 23 de agosto de 2010, a Valec recebeu as propostas técnicas e comerciais de 12 consórcios, para a execução das obras e serviços de engenharia do trecho de mil quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste Leste, que vali ligar Ilhéus e Barreiras, na Bahia;
– Dia 16 de setembro de 2010, depois de analisar as propostas técnicas, a Valec vai abrir as propostas comerciais das concessionárias;
– Até 30 de setembro de 2010, prazo do Ibama para divulgar parecer sobre a Licença de Instalação.
Tão logo as autoridades ambientais concedam a Licença de Instalação, a Valec dará início às obras no trecho que vai de Ilhéus a Caetité. O objetivo da Valec é chegar em julho de 2012 com o trecho Ilhéus-Barreiras, de cerca de 1.000 km, totalmente concluído.

Fonte: Agecom
Anúncios

0 Responses to “Propostas da Ferrovia Oeste-Leste serão abertas na próxima quinta-feira”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Quer dar sugestões, expressar sua opinião, comunicar algum aconte- cimento, publicar algum texto e até mesmo fazer críticas? Contate-nos:

ecivilftc@hotmail.com

Há quem ache isso perda de tempo, mas é graças a esses contatos que algumas coisas estão sendo preparadas ou, quando menos, estudadas. Fique à vontade. A frase é pra lá de clichê, mas, de fato, "seu contato é muito importante para nós".

group1186588@groupsim.com

Adicione este email à sua lista de contatos do MSN e interaja com os alunos de Engenharia Civil da FTC. O "chat" é em tempo real, assim criando um canal direto entre os alunos do curso. Só basta adicionar e "chamar a atenção" na página do chat para entrar em contato com outras pessoas online

Antes de mais nada gostaria de agradecer a vossa visita ao nosso site, ela é muito importante para a continuidade do nosso trabalho. A todos vocês visitantes do nosso blog, nossos sinceros votos de agradecimento por contribuírem para a realização deste sítio.

Atualizações Twitter

 


%d blogueiros gostam disto: