Consumo de alumínio vai subir 21%

O mercado brasileiro de alumínio, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal), terá neste ano uma recuperação de 21% comparado ao desempenho do ano passado. A entidade prevê que o consumo doméstico vai somar 1,22 milhão de toneladas.
Em 2009, por conta do impacto da crise financeira e econômica internacional, em especial no primeiro semestre, o volume de produtos do metal consumido no país atingiu 1,008 milhão de toneladas. Em relação ao ano anterior, representou um recuo de 10,6% sobre o montante de 1,13 milhão de toneladas.
De acordo com a Abal, o desempenho negativo de 2009 interrompeu uma série contínua de crescimento de cinco anos no consumo doméstico de alumínio. A recuperação mais forte só se verificou mesmo no quarto trimestre, que apresentou alta de 6,3% comparado a igual período do ano anterior. Foi justamente naquele período que a crise mundial foi deflagrada com a quebra do banco Lehman Brothers, nos EUA, em 15 de setembro.
A Abal observa que a retração no consumo em 2009 atingiu praticamente todos os setores da economia no país, com exceção de embalagens, que cresceu 5,4%.
Os três segmentos que deverão puxar a demanda neste ano são chapas (para embalagens, utensílios domésticos, fachadas de edifícios, telhas, entre outros), extrudados (como perfis para janelas e outros itens usados na construção civil), fundição (com destaque para autopeças de alumínio). O consumo de chapas, que tem forte peso por conta da fabricação de latinhas para bebidas, deverá responder por 38% do total.

Fonte: Valor on Line – Ivo Ribeiro
Anúncios

0 Responses to “Consumo de alumínio vai subir 21%”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Quer dar sugestões, expressar sua opinião, comunicar algum aconte- cimento, publicar algum texto e até mesmo fazer críticas? Contate-nos:

ecivilftc@hotmail.com

Há quem ache isso perda de tempo, mas é graças a esses contatos que algumas coisas estão sendo preparadas ou, quando menos, estudadas. Fique à vontade. A frase é pra lá de clichê, mas, de fato, "seu contato é muito importante para nós".

group1186588@groupsim.com

Adicione este email à sua lista de contatos do MSN e interaja com os alunos de Engenharia Civil da FTC. O "chat" é em tempo real, assim criando um canal direto entre os alunos do curso. Só basta adicionar e "chamar a atenção" na página do chat para entrar em contato com outras pessoas online

Antes de mais nada gostaria de agradecer a vossa visita ao nosso site, ela é muito importante para a continuidade do nosso trabalho. A todos vocês visitantes do nosso blog, nossos sinceros votos de agradecimento por contribuírem para a realização deste sítio.

Atualizações Twitter

 


%d blogueiros gostam disto: