Ipea estima déficit de engenheiros e arquitetos em 2015

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada constata que atuação fora da área é um dos principais motivos para a escassez de profissionais

O mais recente estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Radar nº 6, aponta um cenário no qual, em 2015, a totalidade de engenheiros (de todas as áreas) e arquitetos não suprirá a demanda de empregos em suas áreas. Isso acontecerá se a proporção entre pessoas formadas nas áreas de engenharia, produção e construção e o estoque de empregos formais nas ocupações típicas continuar na razão de 3,5.
Este número significa que, para cada dois profissionais trabalhando com registro formal em ocupação típica de sua formação, outros cinco estão: desempregados, sem registro, fora da área de atuação ou em outro país.
Pelas projeções do Ipea, em 2015 o Brasil terá 1,099 milhão de diplomados na categoria. A oferta de empregos, por sua vez, varia conforme o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). Mesmo com uma taxa média de crescimento baixa, de 3% ao ano, a demanda de empregos na área deverá ser de 1,168 milhão, maior que a oferta. Em um cenário mais otimista, de crescimento de 7% ao ano, a demanda seria muito maior: 1,706 milhão.
A conclusão do Ipea é que qualquer aceleração de crescimento econômico poderá gerar déficit de oferta de engenheiros e arquitetos caso se mantenham os atuais padrões de distribuição.
Uma questão a ser explorada daqui para frente, segundo o Instituto, é a atratividade dessas ocupações, consideradas cruciais ao desenvolvimento do país. Outra questão é a qualidade da educação do país, pois é difícil ampliar a graduação de engenheiros enquanto os alunos do ensino médio apresentam baixo rendimento nas disciplinas de exatas.

O texto integral do Radar nº 6 pode ser acessado aqui.

Anúncios

0 Responses to “Ipea estima déficit de engenheiros e arquitetos em 2015”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Quer dar sugestões, expressar sua opinião, comunicar algum aconte- cimento, publicar algum texto e até mesmo fazer críticas? Contate-nos:

ecivilftc@hotmail.com

Há quem ache isso perda de tempo, mas é graças a esses contatos que algumas coisas estão sendo preparadas ou, quando menos, estudadas. Fique à vontade. A frase é pra lá de clichê, mas, de fato, "seu contato é muito importante para nós".

group1186588@groupsim.com

Adicione este email à sua lista de contatos do MSN e interaja com os alunos de Engenharia Civil da FTC. O "chat" é em tempo real, assim criando um canal direto entre os alunos do curso. Só basta adicionar e "chamar a atenção" na página do chat para entrar em contato com outras pessoas online

Antes de mais nada gostaria de agradecer a vossa visita ao nosso site, ela é muito importante para a continuidade do nosso trabalho. A todos vocês visitantes do nosso blog, nossos sinceros votos de agradecimento por contribuírem para a realização deste sítio.

Atualizações Twitter

 


%d blogueiros gostam disto: